Fundação Getulio Vargas
Biblioteca Mario Henrique Simonsen
NORMA PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS
Amanda Maria Medeiros López Ares Em colaboração com Andréa Guaranha Giannelli,
Márcia Nunes Bacha, Maria do Perpétuo Socorro Almeida, Mercedes Ramos Silva Neta
Rio de Janeiro
2010 Norma para elaboração de Referências Sumário 1 Introdução ................................................................................... 3
2 Conceito ........................................................................................ 3
3 Modelos de referências ........................................................ 3
3.1 Monografias ................................................................................... 3
3.1.1 Monografia no todo ............................................................................. 3
3.1.2 Monografia no todo em meio eletrônico ............................................. 4
3.1.3 Parte de monografia ............................................................................ 5
3.1.4 Parte de monografia em meio eletrônico ............................................ 5
3.2 Publicação periódica .................................................................. 6
3.2.1 Publicação periódica como um todo ................................................... 6
3.2.2 Parte de revista, boletim etc ................................................................ 7
3.2.3 Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. ........................................ 7
3.2.4 Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico ........ 8
3.2.5 Artigo e/ou matéria de jornal .............................................................. 8
3.2.6 Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico .............................. 8
3.3 Evento ............................................................................................. 9
3.3.1 Evento como um todo ........................................................................ 9
3.3.2 Evento como um todo em meio eletrônico ........................................ 10
3.3.3 Trabalho apresentado em evento ....................................................... 10
3.3.4 Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico ....................... 11
3.4 Patente ........................................................................................... 12
3.5 Documento jurídico .................................................................. 12
3.5.1 Legislação ......................................................................................... 12
3.5.2 Jurisprudência ................................................................................... 13
3.5.3 Doutrina ............................................................................................ 13
3.5.4 Documento jurídico em meio eletrônico........................................... 14
3.6 Imagem em movimento ........................................................... 15
3.7 Documento iconográfico ......................................................... 15
3.7.1 Documento iconográfico em meio eletrônico .................................. 16
3.8 Documento cartográfico ......................................................... 17
3.8.1 Documento cartográfico em meio eletrônico ................................... 17
3.9 Documento sonoro no todo .................................................... 18
3.9.1 Documento sonoro em parte ............................................................ 19
3.10 Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico ..... 19
4 Transcrição dos elementos ............................................. 20
4.1 Autoria .......................................................................................... 20
4.1.1 Autor pessoal .................................................................................... 20
4.1.2 Autor entidade .................................................................................. 22
4.1.3 Autor desconhecido .......................................................................... 22
4.2 Título e subtítulo ....................................................................... 22
4.3 Edição ........................................................................................... 24
4.4 Local ........................................................................................... 25
4.5 Editora ...................................................................................... 26
4.6 Data ........................................................................................... 27
4.7 Descrição física ..................................................................... 30
4.8 Ilustrações ..................................................................................... 31
4.9 Séries e coleções .................................................................... 31
4.10 Notas ......................................................................................... 31
Referências .................................................................................................... 32
1 Introdução Esta norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. 2 Conceito Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
Uma referência pode aparecer em um documento:
no rodapé;
no fim de texto ou capítulo;
em lista de referências.
As referências são citadas em uma lista de referências ao final do trabalho apenas quando corresponderem a documentos publicados e que o autor teve acesso diretamente. Regras gerais:
autores – até três autores, indica-se todos na referência; mais de três autores, indica-se o primeiro autor seguido da expressão “et al.”;
b) edição - a partir da segunda edição, inclusive, faz-se a indicação na referência;
c) título - utiliza-se negrito para o devido destaque.
3 Modelos de referências 3.1 Monografia
Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros). 3.1.1 Monografia no todo Livro e/ou folheto Elementos essenciais:
Autor(es), título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora, ano de publicação. Exemplo:
DINA, A. A fábrica automática e a organização do trabalho. Petrópolis: Vozes, 1987.
|
Elementos opcionais:
Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. São eles:
Tradutor, título original (em caso de obras traduzidas), número de páginas, série ou coleção. Exemplo:
BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319 p., il. (Roteiros turísticos Fiat). Inclui mapa rodoviário.
|
Trabalhos acadêmicos
As teses, dissertações e trabalhos acadêmicos similares devem ser referenciados como livros, tendo a sua característica de trabalhos acadêmicos evidenciada em notas. Exemplo:
KRUSE, M. H. L. Os poderes dos corpos frios: das coisas que se ensinam às enfermeiras. 2003. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
|
3.1.2 Monografia no todo em meio eletrônico Referencia-se da mesma forma do suporte em papel, indicando o formato eletrônico (on-line, CD-ROM, disquete) Exemplo:
SILVA, D. P. Vocabulário jurídico. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. CD-ROM.
| |