09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11




descargar 0.55 Mb.
título09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11
página1/15
fecha de publicación27.11.2015
tamaño0.55 Mb.
tipoDocumentos
med.se-todo.com > Documentos > Documentos
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15




REFLEXÕES ESPÍRITAS ANTE OS FATOS EXPLANADOS

APONTAMENTOS PALPITANTES

SOB A PERSPECTIVA ESPÍRITA
Jorge Hessen

2014

Data da publicação: 03 de abril de 2011
CAPA: Irmãos W.

REVISÃO: Irmãos W.

PUBLICAÇÃO: www.autoresespiritasclassicos.com

São Paulo/Capital

Brasil

Dedicatórias
Conhecem-se os legítimos idealistas pelas coesas opiniões que enunciam e Jorge Hessen representa um aguerrido escritor espírita da atualidade. Através dos seus estudos e pesquisas tem o contribuído para a divulgação dos mandamentos do Cristo sob a perspectiva espírita, confortando os homens que ignoram a verdadeira finalidade da presente reencarnação.
(Irmãos W.)

Explicação preliminar
Jorge Hessen, escritor espírita, analisa temas da atualidade tendo como objetivo a difusão da Doutrina Espírita, destacando na medida do possível os ditames da reencarnação e da imortalidade da alma.
Seus artigos sugerem melhor entendimento da vida imortal e devem ser apreciados por pessoas que não se contentam com superficialidade da vida regida pela tirania do materialismo.
*

“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.“
(Chico Xavier)

*
Fontes da consulta

A Luz na Mente » Revista on line de Artigos Espíritas

http://jorgehessen.net/
E.mail de contacto do autor

jorgehessen@gmail.com

Índice
Apresentação do autor

Prefácio / 09

Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11

Hitler, o núncio das trevas / 15

Absolvição anulada / 18

Fome generalizada avassala o mundo - o que fazer? / 21

Começo do fim do mundo?... qual mundo?... / 25

Aborto em Pernambuco - algumas palavras / 29

Alcoolistas, escravos de todos os séculos / 32

Autocombustão humana espontânea – seria possível? Eis a questão! / 39

Comentários sobre o terrorismo, o fanatismo e fundamentalismo político e religioso / 44

Comportamento do espírita no velório / 50

Dirigir não é um direito mas apenas uma permissão / 56

Fatalidade e destino, uma ligeira reflexão sobre a lei de causa e efeito / 60

Juventude e os dramas existenciais / 66

Onde se encontram os valores morais da sociedade contemporânea? / 71

O comportamento sexual de risco ante o fantasma da Aids / 76

Sacrifícios de animais como cobaias, numa perspectiva espírita / 82

Tragédia coletiva no Rio de Janeiro ante a lei de causa e efeito / 86

Suicídio / 90

Sob a devassidão das drogas, é imperioso força de vontade e fé em Deus / 93

Tatuagens, piercings e outros adereços sob o ponto de vista espírita / 97

A áfrica ante a cultura da violência sexual / 100

A “droga” digital e outras drogas - ante os exemplos que damos aos nossos filhos / 104

A tevê na pátria do evangelho / 109

O enigma do primeiro gole / 113

Os célebres desculpismos do "só um pouquinho!" hoje só!" / 116

Aos escravos da bebida indicamos Jesus / 121

Reflexões em face da superpopulação / 126

Reflexões obrigatórias sobre AIDS / 131

Preservemos as crianças dos esportes violentos / 134

Aberrações institucionalizadas na África / 138

O médico espírita ante a medicina de mercado / 141

Preservar o meio ambiente - espíritas, mãos à obra! / 145

Preconceitos, até quando? / 152

Por efeito da corrosão moral / 156

Pena de morte - uma suprema irracionalidade humana / 159

Os pais são responsáveis pelo desenvolvimento dos valores dos filhos / 163

Não será o "rótulo" de espírita cristão / 167

Apresentação do autor
Jorge Luiz Hessen nasceu no antigo Estado da Guanabara, atual Rio Janeiro, no dia 18 de agosto de 1951. Vive a vida inerente àqueles que vieram ao mundo a fim de despertar para um projeto mais alto, acima dos prazeres da Terra. Teve uma infância pobre, de pais separados, com mais dois irmãos. Na juventude teve seu primeiro contato com fatos da mediunidade através de uma incorporação de seu irmão mais novo. Ficou impressionado, pois sabia que o irmão seria incapaz de dissimular um fenômeno de tal magnitude. Aquele episódio o levaria, mais tarde, a chegar às portas dos princípios codificados por Allan Kardec.

Aos 20 anos de idade ingressou, por concurso, no serviço público, onde até hoje permanece. Foi durante 5 anos diretor do INMETRO no Estado de Mato Grosso. Executou serviços profissionais junto à Universidade de Brasília, durante 4 anos, na condição de coordenador de provas práticas de concursos públicos realizados pelo CESP.

Consorciou-se com Maria Eleusa aos 26 anos de idade. É pai de quatro filhos, sendo uma das filhas (a mais velha) portadora de lesão cerebral. Na maturidade da vida teve oportunidade de fazer cursos superiores. Possui a Licenciatura de História e Geografia pelo UniCEUB (Centro Universitário de Brasília).

Sua vida espírita nesses mais de 30 anos de Doutrina perfez conteúdos de muitas faculdades. Participou da fundação de alguns centros espíritas em Brasília e Cuiabá-MT, onde teve publicado, em 1991, o livro "Praeiro - Peregrino da Terra do Pantanal". Começou seu trabalho de divulgação ainda jovem em todo DF. Engajou como articulista espírita, tornando-se sólido esse fato em Cuiabá, quando publicava "Luz na Mente", um periódico que veio satisfazer o seu ideal na Divulgação Espírita.

Foi redator e diretor do Jornal "União da Federação Espírita" do DF. Vinculado a vários órgãos divulgadores da Doutrina Espírita, a exemplo de "Reformador" da FEB, "O Espírita" do DF, "O Médium" de Juiz de Fora/MG e palestrante nos mais diferentes lugares de DF, tem a oportunidade de levar a mensagem espírita às cidades próximas de Brasília, como Anápolis, Cidade Ocidental e outras.

Sua diretriz inabalável continua sendo o compromisso de fidelidade a Jesus e a Kardec.
Maria Eleusa de Castro (esposa de Jorge Hessen)

Prefácio
Nada nos pertence na Terra. Só Deus é o verdadeiro Senhor de Tudo. Muitas vezes nos alegramos em face da alimentação, mas, é o Criador da Vida quem agencia a manutenção do germe para que a semente, transformada em pão, nos assegure o equilíbrio alimentar.

Gabamo-nos do dinheiro que nos avaliza a obtenção dos bens indispensáveis à segurança e comodidade. Contudo, foi o Pai Eterno, quem nos obteve indiretamente os expedientes precisos para que nos não escasseassem bem-estar e inteligência, disposição e atilamento na empreitada em que nos agracia a abastança.

Comprazemos com o lar, entretanto, foi o Altíssimo quem nos colocou nos braços maternos que nos ninaram os prantos elementares, abeirando-nos das ternuras que nos locupletam os dias...

O Espírito Sheila convida-nos à lembrança do Onipotente, segundo consignado na mensagem “Pão, Ouro e Amor” (1) reafirmando que o Todo Misericordioso nos confere os tesouros da vida, a fim de que aprendamos a buscar-lhe o Paterno Seio... Em face disso, aprendamos a repartir com nosso próximo o caminho dos talentos que Ele nos empresta, na certeza de que somente ao preço da fraternidade infatigável e pura, subiremos para a Glória Divina, em que Deus nos reserva a imortalidade da vida, entre as fulgurações da Sabedoria Imperecível e as bênçãos do Amor Eterno.
São Paulo, 03 de abril de 2011

Irmãos W. e Jorge Hessen
Referência:
(1) XAVIER, Francisco Cândido. Taça de Luz, Pelo Espírito de Scheilla. São Paulo: FEESP, 1972. Capítulo 39


Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo
Pesquisadores afirmam que estamos empurrando os ecossistemas do planeta para fora do ambiente em que evoluíram e para dentro de condições totalmente novas que eles podem não conseguir suportar. As extinções são o resultado provável. (1) Em países predominantemente desenvolvidos, cerca de um bilhão de pessoas em um cenário otimista e cinco bilhões em um cenário 'business-as-usual' (mantidas as mesmas condições) vivem em regiões que irão experimentar climas extremos antes de 2050. Isso faz aumentar a preocupação com mudanças no abastecimento de água e comida, saúde humana, disseminação mais extensa de doenças infecciosas, estresse causado pelo calor, conflitos e desafios para as economias. As Nações Unidas estabeleceram como meta limitar o aquecimento global a 2º C em comparação com níveis pré-industriais para evitar efeitos catastróficos decorrentes das mudanças climáticas. (2)

A atividade solar desenvolve-se em ciclos estudados e conhecidos pelos cientistas. Essa atividade atingiu um auge durante o período compreendido entre a década de 90 e o ano 2000. Ocorrem sucessivamente ciclos telúricos no orbe, todavia hoje o que está mais evidente é o enigma da instabilidade climática, mormente em face do superaquecimento global. Considerando o calor insólito (3), sobretudo as secas surpreendentes, acreditamos estar na iminência de maiores catástrofes ecológicas, de consequências arrasadoras, em face da rota de colisão entre o homem e a Natureza.

Desde o início da revolução industrial, em 1750, os níveis de dióxido de carbono (CO2) aumentaram mais de 30%, e os níveis de metano cresceram mais de 140%. A concentração atual de CO2 na atmosfera é a maior registrada nos últimos 800 mil anos. Quais serão as consequências disso? A escala do impacto pode levar à escassez de água potável, trazer mudanças grandes nas condições para a produção de alimentos e aumentar o número de mortes por decorrência de ondas de calor e secas.

Ao se desmatar as florestas, modificar cursos de rios, aterrar áreas alagadas e desestabilizar o clima, estamos destroçando as bases de uma rede de segurança ecológica extremamente sensível. Devemos ficar atentos aos alertas dos especialistas, pois já está demasiado claro que é apenas uma questão de tempo para as consequências funestas das previsões começarem a afetar, brutalmente, as nossas vidas e, principalmente, as vidas de nossos filhos e netos. A Terra assemelha-se a um organismo vivo, com mecanismos para auto-regular suas funções. (4) Nesses últimos anos, os Estados Unidos passaram pela pior seca em mais de um século. Grandes extensões de terra da Rússia também não tiveram chuva suficiente. Até mesmo a temporada de monções na Índia foi seca. Na América do Sul, o índice pluviométrico tem permanecido abaixo da média histórica. (5)

As nações, frequentemente, lutam para ter ou manter o controle de matérias primas, suprimento de energia, terras, bacias fluviais, passagens marítimas e outros recursos ambientais básicos. "Esses conflitos tendem a aumentar à medida que os recursos escasseiam e aumenta a competição por eles". (6) Precisamos nos adaptar ao meio como os demais entes vivos neste momento.

Sabe-se que a maior parte da água potável do planeta vai para a irrigação. (7) Por essa razão, há pesquisadores trabalhando vários projetos de sustentabilidade a fim de fazer render mais a água utilizada na agricultura. Uma das propostas é a chamada "chuva sólida", um tipo de pó apropriado que espalhado no solo consegue absorver e reter água em abundância e liberar o líquido gradativamente, a fim de que os vegetais possam resistir mais tempo a uma seca.

Lamentavelmente ainda amargamos os contrastes de uma suprema tecnologia no campo da informática, das viagens espaciais, dos supersônicos, dos raios laser, ao tempo em que ainda temos que conviver com muita indiferença ao meio ambiente. Por outro lado, e menos mal nos parece, é que a necessidade de destruição da natureza “se enfraquece no homem, à medida que o Espírito sobrepuja a matéria”. (8) Realmente, a consciência de proteção ambiental cresce com o nosso desenvolvimento intelectual e moral. Os recursos “renováveis” que se consomem e o impacto sobre o meio ambiente não podem ser relegados a questões de menor importância, principalmente levando-se em consideração a utilização da água potável, cuja posse no futuro pode ser o motivo mais explícito de confronto bélico planetário.

Na década dos anos 70, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) desenvolveu um produto superabsorvente feito de uma espécie de goma (9), que mais tarde foi utilizada para hidratação de vegetais. Sabemos que o meio ambiente em que renascemos constitui muitas vezes a prova expiatória, com poderosas influências sobre nosso psiquismo. Desse modo, “faz-se indispensável que a pessoa esclarecida coopere na transformação do meio ambiente para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influência". (10)

"A Natureza é sempre o livro divino, onde a mão de Deus escreveu a história de sua sabedoria, livro da vida que constitui a escola de progresso espiritual do homem evoluindo constantemente com o esforço e a dedicação de seus discípulos". (11) Nesse elevado empenho, Sérgio Jesus Velasco, um engenheiro químico da cidade do México, conhecendo a invenção da USDA, desenvolveu com sucesso e patenteou uma versão diferente da fórmula gelatinosa.  Hoje, seu invento é misturado com o solo de áreas secas, e ao ser irrigado esse “gel” consegue armazenar grande quantidade de água, redistribuindo gradativamente o líquido para a plantação.

A vida no planeta depende da convivência pacífica entre o homem e a Natureza. E nós espíritas, o que fizemos, ou o que pretendemos fazer? O iluminado Mahatma Gandhi – que afirmou certa vez que toda bela mensagem do Cristianismo poderia ser resumida no sermão da montanha – nos serve de exemplo quando diz: “sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo”. (12)

Referências Bibliográficas:
(1)  Segundo Ken Caldeira, do departamento de ecologia global do Instituto Carnegie de Ciência, publicado no site http://br.noticias.yahoo.com/mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-radicais-est%C3%A3o-prestes-ocorrer-diz-estudo-215503432.html acesso 10/10/2012

(2) Disponível: http://br.noticias.yahoo.com/mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-radicais-est%C3%A3o-prestes-ocorrer-diz-estudo-215503432.html acesso 10/10/2012

(3) Na Austrália o calor muito acima da média fez com que o serviço de meteorologia deste país adicionasse novas cores na escala de temperatura para indicar quando os termômetros ficam acima de 50°C, foram adicionadas as cores roxo escuro e magenta para representar as temperaturas entre 51°C e 54°C.

(4) Teoria que afirma ser o planeta Terra um ser vivo. Apresentada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, a Teoria de Gaia, também conhecida como -Hipótese Gaia, diz ser a biosfera terráquea capaz de gerar, manter e regular suas próprias condições de meio-ambiente.

(5)Disponívelhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121016_alimentos_crise_dg.shtml

(6) Trecho é encontrado na página 325 do relatório BRUNDTLAND, de 1988, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no livro "Nosso Futuro Comum"

(7) Conforme Relatório da  ONU – Organização das Nações Unidas 

(8)  Kardec Allan. O Livro dos Espíritos, RJ: Ed. FEB, 2001, perg. 733.

(9) À época, a invenção foi usada principalmente na fabricação de fraldas.

(10)Xavier, Francisco Cândido. O Consolador, ditado pelo Espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001, questão 121

(11) Idem, questões 27, 28

(12) Trigueiro, André. Espiritismo e Ecologia, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2011

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15

similar:

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconMuy respetuosamente nos dirigimos a ustedes para ver en la manera...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconNos enamoramos cuando conocemos a alguien por quien nos sentimos...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconSomos creativos cuando asumimos activamente ciertas posibilidades...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconHay ciencias que se estudian por simple interés de saber cosas nuevas;...
«bueno» porque nos sienta bien; otras, en cambio, nos sientan pero que muy mal y a todo eso lo llamamos «malo». Saber lo que nos...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconNinguna práctica depurativa podrá resultar efectiva si no rectificamos...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconCon su fibra, también nos ayudan al buen funcionamiento de nuestros...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconLengua Castellana y Literatura. 2ºE. S. O. Quincena 3
«¡Uf! ¡Menudo peso nos hemos quitado de encima! Como no somos libres, no podemos tener la culpa de nada de lo que nos ocurra…»

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconEl amor, me dí cuenta hoy, es una manifestación de identificación....

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconEste video nos sirve para ver videos de diferentes temas (matemáticas...

09 Sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo / 11 iconResumen: Este trabajo explora las distintas posibilidades que nos ofrece hoy en día el mundo del


Medicina



Todos los derechos reservados. Copyright © 2015
contactos
med.se-todo.com